Lament of Isis and Death of Osiris

Ouça a música e veja as fotos  aqui

 

 

Publicado originalmente em Descobrindo o Egito

O mito de Isis e Osíris é um dos mais antigos e importantes da cultura egípcia. No dia dos namorados, resolvemos falar sobre esse casal que era base de muitas das crenças e costumes religiosos no Antigo Egito.

A lenda conta que Osíris era um rei maravilhoso e amado no país e teve seu trono usurpado por seu irmão Set. Osíris foi assassinado e teve seu corpo esquartejado, mas sua esposa – a rainha Isis – o amava muito para aceitar a sua partida.

Algumas lendas contam que o Rio Nilo nasceu de suas lágrimas e que os deuses, vendo a dor de Isis, ajudaram a rainha a reconstruir o corpo do seu amado marido.

Ela então parte em uma jornada para conseguir o corpo de seu amado de volta e, após várias investidas, ajudada pelos deuses, consegue gerar um filho de seu falecido marido.

Mesmo após a morte de Osíris, o amor de Isis e a sua busca pelo amado é tão forte que consegue gerar Hórus, “o guerreiro da Luz” que vai libertar o povo das trevas causadas por seu tio Set.

Hórus é criado pela mãe e cercado de amor incondicional para ter forças para cumprir seu destino.

Isis, Osiris e Hórus eram reverenciados como grandes divindades do antigo Egito, trazendo força e proteção.

O mito foi criado por volta de XXIV A.C. e tem pontos que se assemelham com muitas religiões e crenças de diferentes partes do mundo porém o destaque é para o Amor que une o casal e a força do amor de Isis que a determina em ir em frente no compromisso de amar o seu marido.

Quer saber ainda mais sobre as maravilhas da cultura egípcia? Converse com a gente! Vamos adorar conhecer mais sobre você.