O chamamento “dark” no Brasil e no exterior

Por Fábio Conatus

Esta postagem é por ora um mero banco desorganizado de referências sobre o tema descrito em seu título.

Em que países além do Brasíl se emprega o adjetivo “dark” como nome próprio para designar um movimento estético e (ou) de um integrante de uma comunidade subcultural? 

Lembro de ter lido nos anos 2000 algo sobre um jornalista ter criado esse chamamento. Descobri quem foi o jornalista, Pepe Escobar, ao ver este vídeo  em 2018. O comentário relativo a este assunto começa aos 5:50.

O objetivo da pesquisa a ser aprofundada é  responder as seguintes perguntas:

a)  o termo foi usado em outras cenas mundo afora como nome próprio de designação de integrante de comunidade subcultural? [ até o momento, consta que foi assim usado na Espanha e na Itália ]

a.1)  se sim, com que abrangência de sentido ? para designar todos os integrantes da cena que hoje se chamaria de gótica (quer dizer, abarcando as cenas de gothic rock e darkwave então existentes) ou só para os integrantes da sua parte relativa ao subgênero musical “Darkwave”? ;

b) considerando que o jornalista era correspondente da Folha de São Paulo em Londres e considerando que no Brasil o termo se aplicou a toda a cena gótica — e  não somente a cultores do gênero Darkwave –, caso a resposta para a primeira questão da aliea “a” acima seja positiva, houve discrepância entre a abragências dos sentidos usados na cena brasileira e nas cenas europeias? quer dizer, conquanto tenha o termo usado em outras cenas para designar o integrante de uma comunidade, teria somente no Brasil sido ele usado para abarcar toda a comunidade que hoje se categorizaria sob a denominação “gótica”?

c) as razões expostas pelo jornalista o para dizer-se  arrependido de ter cunhado o termo em matéria publicada na revista Bizz, anos depois, têm relação com essa possivel abrangência de característica única havida no Brasil?


Referências, em ordem cronológica dos fatos seus objetos:

John “Aboot’ Abbott” [ UK Decay ] afirma aqui que cunhou o termo gothic rock aplicado a este genêro musical em 1979 ao usá-lo para designar o estilo de sua banda em entrevista concedida a revista. 

O emprego do termo “gothic” para designar uma comunidade subcultural começou a ser usado amplamente a partir de 1982, segundo fontes (material acadêmico) citadas na Wikipédia [v. aqui  ].

Artigo acadêmico em Espanhol, disponibilizado aqui, em que se ditingue darks de góticos. [ Não parece ser confiável, pois os trechos em que há a distinção são extraídos da  Wikipedia e não consta da página a fonte da informação ].

Haumann, Melanie: Fetisch Weiblichkeit. Der Mythos der schönen Frau?, Verlag für Wissenschaft und Forschung, 2001, ISBN 3-897-00326-0, p. 2
“Die Dark Waver, Waver – oder belächelnd auch “Grufties” genannt – sind eine Jugendkultur, die in den 80er Jahren aus der Punk-Bewegung entstanden ist.”

Segundo o trecho acima, “dark waver” e “wavers” eram termos usado na Alemanha para designar os góticos tradicionais, também chamados pejorativamente chamados de “Grufties” [no sentido de “góticos ultrapasssados”, “das antigas” — acerca dsse sentido, adquiri a informação em resposta obtida em fórum alemão sobre a subcultura de que não me lembro. No trecho acima só se diz que se usa o chamamento para ridicularizar.  Na prática, percebo em grupos no Facebook que o chamamento foi acolhido pelos góticos ditos tradicionais (cultivadores das estéticas relacionados ao subgênero gothic rock em sentido estrito), que o usam para fazer graça de si mesmos)]

Artigo acadêmico [em Inglês] sobre a cena alemã, em que se trata dos chamamentos “dark wavers / wavers” mencionados na referência acima: aqui

Neste vídeo, aos 24:10, o entrevistado, integrante da banda KMFDM, afirma: “Para mim o gótico e o wave são sinônimos de pacifismo, mesmo se por vezes eles surgem de horizontes diferentes” (grifou-se). Como vê, os documentarias usaram  “sont” na tradução do Alemão para o Francês, conjugaram o verbo no número plural, de modo a fazer clara a distinção pelo entrevistado entre os movimentos estéticos “gótico” e “wave”.

Aos 30:40 Darrin Huss afirma que álbum da sua banda Psyche [ não entendi bem a qual álbum se referiu. Teria sido o primeiro? O nome do primeiro não aparece em destaque no vídeo. ] , caracterizado pela melancolia e pela depressão, dá início ao Dark Wave.

O primeiro álbum da banda é de 1985 [v. aqui ] e, como se viu antes aqui, aparentemente desde 1982 o termo “gothic” é aplicado a uma comunidade subcultural. Quer dizer, isso sinaliza a existência dos chamamentos “goth” e “dark wavers” para comunidades distintas. 

[ PESQUISAR => ] Em que data Pepe Escobar escreveu o artigo na Folha de São Paulo? antes ou depois de 1985? 

[ PESQUISAR => ] Em que períodos foi usado, ou desde quando é usado, o termo “dark” como nome próprio de comunidade subcultural em Espanha e na Itália ? antes ou depois de 1985?