Que se entende por Subcultura Gótica? (referências)

 

Por Fábio Conatus

No sítio Scathe se encontram algumas das melhores análises disponíveis na Internet sobre a história da corrente estética dita gótica. Da corrente derivou a assim chamada Subcultura Gótica, cada vez mais denominada de Schwarze Kultur (Cultura Sombria) na Alemanha, País cuja cena artística gótica, por sua pujança, tem influenciado as demais cenas nacionais nas últimas décadas.

Na Alemanha se tem usado cada vez mais o rótulo “gótico” — e a gíria pejorativa “grufti” — para designar tão somente a divisão oitentista (relativa aos anos 80) dessa subcultura que, a partir dos anos 90, por parte em decorrência do espírito libertário surgido com reunificação alemã, pôde expandir-se por mais diversos subgêneros de expressão musical e artística e hoje constitui a dita subcultura, também referida como “Schwarze Kultur”.

 

Os oito movimentos musicais da Schawrze Szene 

na segunda metade dos anos 1990 [fonte: Wikipédia]

Outros textos relacionados o assunto

[ Seções e subseções em fase inicial de construção. Daí o conteúdo incompleto. Alguns textos estão redigidos de modo bastante informal porque são copiados de mensagens publicadas em grupos eletrônicos e não foram revisados. ]

As origens do termo “gótico” como adjetivo e como rótulo.  O incipiente termo “sombrio” (Dark, Schwarz) como adjetivo.

 

Os estilos musicais coletivos apreciados no seio da subcultura gótica, tomada em sentido amplo (Schwarze Kultur).

A dita “Literatura Gótica

 

Cruz Ansata

 

Material sobre a atual cena gótica, ou sombria (Schwarze Szene).